A primeira sessão de Rolfing® trabalha a funcionalidade da relação entre o tórax, a cintura pélvica e a escapular, com o objetivo de diferenciá-los, promover a mobilidade e melhorar a respiração.
Se a relação entre a cintura pélvica, cintura escapular e caixa torácica não estiverem em equilíbrio, a respiração fica comprometida e a forma como a pessoa respira, também influencia em como ela caminha.
→ Melhorar a harmonia entre estas três partes do corpo é o foco da sessão inicial.
A postura é o potencial para a ação:
Quando o tórax está atrás da pelve, o peso desce até os calcanhares e os pés comandam a ação de andar. Texto menor: (respiração abdominal)
Se o tórax estiver um pouco mais à frente da pelve, a pessoa terá mais equilíbrio ao andar, com um movimento mais para frente e para fora. Texto menor: (respiração torácica)
Já, quando o tórax está atrás da pelve, mas os ombros rodados medialmente, a pessoa apresentará abdominais superficiais tensos e a pelve é quem irá comandar a ação de andar. (respiração torácica com maior expansão lateral)
Sendo assim, os principais objetivos funcionais da 1ª Sessão de Rolfing® são:
• Melhorar como o tórax e a pelve trabalham juntos;
• Liberar o tórax da cintura escapular e braços.
• Ajustar a postura em relação ao espaço (a respiração que se expande nos leva a estender, enquanto a respiração que se contrai nos leva a flexionar).
• Adequar a relação entre o centro de gravidade do corpo, localizado perto do peito, e o centro de gravidade na pelve, próximo à base das costas.
• Organizar como o equilíbrio do corpo se relaciona com a inclinação da pélvis e a posição das pernas.
Quer saber um pouquinho de como é cada sessão de Rolfing®? Continue nos acompanhando por aqui.
Aqui no site você conhece mais sobre o método Rolfing® Integração Estrutural, obtém informações sobre o Programa de Formação e agendar uma sessão.