Por Pedro Prado
Conceitualmente, Integração é a harmonia das partes que formam um TODO. Estrutural diz respeito à organização destas partes que compõe o nosso corpo. Portanto, quanto maior a integração estrutural, maior será a eficiência do organismo e menor o gasto energético.
Quando estamos desalinhados, fora do eixo da gravidade (ou “fio de prumo”), sentimos que o movimento não flui, ficamos mais cansados ou com dor no corpo e nossa estrutura faz compensações para se reequilibrar e se mover.
O ser humano não é estático, os arranjos entre as partes acontecem a cada instante, se adaptando à realidade física e aos movimentos, ou seja, Integração dinâmica.
Desta natureza somática emanam outras possibilidades de comportamentos e experiências, produzindo uma vida emocional, um sistema cognitivo. Somos um todo com muitas dimensões que se desdobram – a física, a emocional, a cognitiva, a energética…
Vamos visualizar uma situação como exemplo: uma pessoa que acredita que andar com o peito levantado lhe parece arrogância (conceito, valor, visão de mundo) ela não vai deixar sua respiração ocupar a parte alta do peito. Pode trancar o diafragma, com consequências para seu arranjo estrutural, que provavelmente, apresentará menos respiração, pescoço duro, etc.
A prática do Rolfing® busca a unidade do ser e a relação entre as partes físicas na gravidade, observando esta integração no movimento e na experiência humana.
Encontre um rolfista perto de você!
Conheça os benefícios do Rolfing® IE para a sua saúde
Como um Integrador Estrutural contribui para a sua postura corporal