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Bem-vindo ao projeto
Rolfing® NAPER
Núcleo de Atendimento,
Pesquisa e Educação em Rolfing®

Foto da sala de atendimento do Naper

Estamos focados no social, no educacional e na pesquisa. Nossos principais objetivos são:

No social, porque esta foi a forma que encontramos, como Núcleo, de atender a uma faixa maior da população, que nem sempre tem condições de poder optar por um tratamento em clínica particular e manter os rolfistas em contato.

De educação, porque promove oportunidade de estudo, de supervisão e reflexão contínua sobre os atendimentos, troca entre seus membros de seus conhecimentos, enriquecendo a qualidade profissional de seus integrantes.

 De pesquisa, para desenvolver a Ciência do Rolfing e poder se estudar juntos. Além de desenvolver projetos mais específicos. Estudos de Caso e outras reflexões, mantendo um banco de dados de atendimentos sempre atualizado.

Todos os profissionais envolvidos no projeto têm experiência, e contamos com a supervisão constante de professores para discussão dos casos em atendimento e processamento das informações.

 

O atendimento no NAPER, neste sentido, é diferente do atendimento em clínica particular, pois trabalhamos juntos, no diagnóstico e preparação da estratégia das sessões de cada cliente.

Até 2020, 1790 clientes foram atendidos pelo Naper e 63 rolfistas já atuaram na equipe.

Atualmente, somos 13 rolfistas e 2, são supervisores. O atendimento é das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira. Com 6 horários presenciais e, também, on-line.

Para informações sobre horários, valores e atendimentos sociais, basta entrar em contato com a ABR.

História

O Projeto-Ambulatório começou a ser implantado em São Paulo, Brasil, em setembro de 1998. A ideia surgiu durante a reunião anual (1998) da Associação Brasileira de Rolfing (ABR), por um grupo de rolfistas em paralelo, como uma estratégia para a difusão do Método Rolfing®️, e sobretudo possibilitar aos rolfistas integrantes trabalhar juntos, estudar e fazer atendimento social. Ratificar a relação que permeia o Rolfing. A conexão e a integração das estruturas humanas.

Protocolos de atendimento foram produzidos e padronizados. E, também, nesse período, o nome do então chamado Ambulatório foi alterado para Núcleo de Atendimento, Pesquisa e Educação em Rolfing®️ – NAPER. Cria-se um Estatuto Social e de Regras de Funcionamento e Conduta. E foram, então, desenvolvidos Protocolos de Atendimento. O NAPER tornou-se oficialmente parte integrante da tríade ABR: Associação de Membros, Escola e NAPER, em 2002. Em 2003, começam as triagens dos clientes com Assistente Social para formalizar o atendimento de sessões de Rolfing acessíveis para toda a população.

Em 2006, Pedro Prado, um dos fundadores do NAPER, apresenta, seu doutorado – “Estudo Exploratório da Dimensão Psicobiológica do Método Rolfing de Integração Estrutural: Criação, desenvolvimento e avaliação de questionários“ – PUC/SP, utilizando os dados do Banco de Dados do NAPER (GNU PSPP Statistical Analysis Software).

Esse Banco é um referencial no Brasil e na comunidade mundial de Rolfing, para pesquisas, como elaboração de Estudos de Caso, trabalhos de Pós-Graduação e mestrados, como no curso de Pós-Graduação em Integração Estrutural- Rolfing®️, com a UniÍtalo. Muitos rolfistas, das turmas de 2010, 2012 e 2014, em seus 24 trabalhos, usaram dados do Naper. Clique aqui para acessar.

Investimos na criação do Banco de Dados em novas plataformas e, em 2016, temos um projeto-piloto do Banco on-line e em 2020, concluímos um Manual para atualização da Base de Dados. E, em 2021, O Frequency Table até 2020.

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