Certamente você já ouviu falar da fibromialgia, uma doença que causa dores intensas por todo o corpo, e tem um diagnóstico difícil. Mas, afinal, o que é a fibromialgia? Como tratar essa doença tão desgastante?
O nome “fibromialgia” significa: fibro = tecido fibroso, mio = músculo e algia = dor.
A Fibromialgia caracteriza-se por uma dor crônica que migra por vários pontos do corpo, em especial nos tendões e nas articulações. Causa muito sofrimento físico e emocional, costuma vir acompanhada de outros sintomas como fadiga, insônia, desequilíbrio hormonal, depressão.
Sendo a fibromialgia uma condição que tem sintomas múltiplos, o seu tratamento demanda uma abordagem multidisciplinar. As recomendações são que a pessoa siga as orientações indicadas pelo médico, além da prática de exercícios físicos leves, psicoterapia, dieta adequada e evitar o estresse. Existem terapias complementares que contribuem muito para o alívio das dores, como Rolfing® Integração Estrutural.
A rolfista Ilana Kuschnir diagnosticada com fibromialgia, conta sua experiência de como o Rolfing auxilia no controle da patologia. “A fibromialgia me acompanha, provavelmente, desde a tenra infância, pois me lembro de ser chamada de ‘Maria das Dores’ desde muito pequena!”
“Quando conheci o Rolfing, percebi que havia um lugar de equilíbrio e consciência que essa técnica me trazia, e onde a dor podia ser liberada. Aprendi, também, que toda vez que eu precisasse de um aviso, meu corpo daria o alerta de perigo através dessas dores, classificadas como fibromialgia.”
“Hoje em dia, toda vez que o medo ativa em mim, a dor vem com muita força, independentemente de qualquer coisa que eu faça, ou remédio que eu tome para aliviar os sintomas. Nesses momentos, sempre recorro a um processo de Rolfing para me entender melhor, processar as informações que elas me trazem e, assim, liberá-las ao retomar o meu eixo. A minha postura pode mudar com o toque acolhedor do rolfista, e com as percepções e resoluções que chegam com mais facilidade. Portanto, a postura, em estado de alerta e perigo, entra em prontidão e me gera dores. Poder perceber isso e sentir um lugar de mais segurança e força no meu corpo, é o resultado do Rolfing. Com o corpo melhor integrado, a fibromialgia não precisa se manifestar”.
O Rolfing é um método baseado na manipulação dos tecidos miofasciais, que são os tecidos que envolvem os músculos e órgãos e formam os ligamentos e tendões. Essas são justamente as partes mais afetadas pela fibromialgia. O Rolfing atua por meio de toques precisos e diretos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Fontes: profª de Rolfing Yeda Bocaletto e Redação ABR.