fbpx

A Fáscia no contexto do Rolfing® Integração Estrutural

Redação ABR

No Rolfing® Integração Estrutural, não conhecemos a fáscia apenas, mas também dominamos a arte de trabalhar com ela para desbloquear um novo potencial em seu corpo.

O que é a Fáscia?

Esse grande órgão é o tecido conjuntivo do corpo, ele envolve todos os nossos músculos, ossos, nervos e vísceras e unifica toda a nossa estrutura corporal.

Sua função é lubrificar os espaços internos para diminuir a fricção e facilitar os nossos movimentos.

Porém, esse tecido pode conter algumas restrições, que o Hubert Godard pesquisador de referência no campo da análise do movimento humano chama de lesão. 

Essa lesão é uma fixação na Fáscia que pode limitar a fluidez do movimento.

Porém no contexto do Rolfing® e considerando seu aspecto funcional, essa lesão pode ser ocasionada também por inibição da percepção e a forma como a pessoa usa os sentidos ou como o psiquismo dela funciona e que influencia em seu jeito de ver o mundo.

Parafraseando a Profª Mônica Caspari, quando alguém adota uma postura contínua de pessimismo, está sempre reclamando e vendo o lado negativo das coisas, a fáscia também vai se fechando, se tornando rígida e grudenta e isso acaba tornando seus movimentos mais restritos ou até mesmo, inabilitados.

Nesses casos, apenas a manipulação da Fáscia não é eficaz, pois é preciso também educar a percepção de mundo do indivíduo.

E é exatamente este o trabalho do Rolfing® IE. 

Clique aqui e agende uma sessão!

Veja mais

Encontre um Rolfista perto de você

Conheça a formação em
Rolfing® Integração Estrutura