fbpx

Cursos

Para você que quer se aprimorar a sua vida profissional ou tem interesse em iniciar a formação em Rolfing® IE. Clique aqui!

Exclusivo para rolfistas. Clique aqui!

A formação da ABR em ROLFING® – INTEGRAÇÃO ESTRUTURAL é um programa que combina rigor acadêmico, aprendizagem vivencial e crescimento pessoal. Aberta a profissionais de nível universitário, recém-formados ou experientes em suas áreas de atuação.

Os treinamentos acontecem também nos Estados Unidos, Europa, África e Japão e todos têm um currículo básico comum. Portanto, o aluno pode iniciar a formação em um país e terminá-la em outro.

Curso Liberação Miofascial Sistêmica

Inscrições abertas para o 2º semestre de 2024!

Abordagem do sistema miofascial de técnicas de manipulação da fáscia

Curso presencial em São Paulo

Matrículas Abertas

Carga horária total: 112 horas

Datas

Agosto: 2, 3 e 4.

Agosto: 2 e 3.
Setembro: 1º.

Outubro: 11, 12 e 13.

CADEIRAS BÁSICAS - ON-LINE

Inscrições abertas para o 2º Semestre de 2024

Curso de ensino básico de anatomia, fisiologia e cinesiologia baseado nos conceitos do Rolfing® IE.

Profissionais da área da saúde que se interessam em aprimorar seus conhecimentos nesta área também podem participar.

Investimento: R$ 5.400,00 parcelados em 4 X R$. 1.350,00
*Para mais opções de parcelas, entrar em contato com Sally (11) 98846-0313*
Consulte a ficha de inscrição ao lado!

Matrículas Abertas

Carga horária total: 70 horas

Datas

On-line: 6, 13, 20 e 27 de agosto
Presencial: 23, 24 e 25 de agosto

On-line: 3, 10, 17 e 24 de setembro
Presencial: 27, 28 e 29 de setembro

On-line: 1, 8, 15, 22 e 29 de outubro

On-line: 5, 12 e 19 de novembro

 

Carga Horária Presenciais
Sextas e sábados: 9:00 às 18:00
Domingos: 9:00 às 13:00 

Horários On-line
Terças-feiras das 19h às 21h

Carga horária total: 70 horas (40h presenciais + 32h on-line)

As aulas ficarão gravadas! 

Cinco razões para escolher nosso programa de Formação:

Excelentes professores reconhecidos internacionalmente;

Turmas de no máximo 16 alunos por sala e um professor para cada dez alunos;

Única escola de Integração Estrutural no Brasil detentora da marca registrada Rolfing® e que representa legalmente o Dra. Ida Rolf Institute® of Structural Integration;

A FORMAÇÃO BÁSICA EM ROLFING® – INTEGRAÇÃO ESTRUTURAL e Rolf® Movimento são ensinadas de forma integrada apenas no Brasil e na ABR. Ao final da formação básica, o aluno receberá dois certificados: Integrador Estrutural; e Rolfista Estrutural e de Movimento (ao se filiar à ABR);

Na Unidade 3 da Formação Básica o aluno pode optar por dois formatos de capacitação: Modular (10 meses) ou Intensivo (10 semanas). Os dois formatos têm a mesma carga horária.

Cadeiras básicas

Para quem não é da área de saúde e deseja iniciar a formação em ROLFING® IE.

Objetivo

Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, desenvolvimento das habilidades técnicas, relação terapêutica e desenvolvimento de habilidades específicas da metodologia Rolfing® – Integração Estrutural

Carga horária

Aulas teóricas; Vivências; Prática de palpação e toque; Orientação para a Realização de um roteiro de estudos; Avaliação teórica no final.

4 módulos de 17h30min cada.
Carga horária total: 70 horas

Foto de pessoas estudando na sede da ABR

FORMAÇÃO BÁSICA EM ROLFING® IE

Compreende um programa de 836 horas dividido em em três unidades, que permitem que, ao final, o estudante se torna um praticante certificado do método Rolfing® – Integração Estrutural.

Pré-requisito: Formação universitária completa (em qualquer área) e ter iniciado o processo de Rolfing®.
Observação: Recomendamos fluência na língua inglesa, já que a maior parte da bibliografia sobre Rolfing® – Integração Estrutural é neste idioma.

Objetivo

Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, desenvolvimento das habilidades técnicas, relação terapêutica e desenvolvimento de habilidades específicas da metodologia Rolfing® – Integração Estrutural

Unidade 1 / LMF

Conteúdo programático

Unidade 2

Conteúdo programático

Unidade 3

Conteúdo programático

FORMAÇÃO AVANÇADA EM ROLFING® IE

Esta é uma formação dirigida a rolfistas formados há no mínimo há 3 anos e que tenham cursado 18 créditos de educação continuada aprovados pela ABR ou pelo Rolf Institute of Structural Integration (RISI).

Observação: Devido à frequente procura de rolfistas estrangeiros por esse curso, os treinamentos avançados PODEM ser ministrados em inglês, não é obrigatório. Com tradução providenciada pela ABR.

Objetivo

Ajudar o profissional a reconhecer, identificar, examinar os vários aspectos do Rolfing® e, ao trazer para a sala de aula a experiência já adquirida ao longo de seus anos de prática, chegar a um nível de compreensão mais profundo do que sejam estrutura e função; Capacitá-lo no atendimento das necessidades específicas de cada cliente em seus aspectos estruturais, funcionais e energéticos; Identificar e compreender os aspectos relacionais entre cliente e rolfista para que possam ser usados consciente e intencionalmente.

Carga horária

O programa é realizado em 3 módulos de 8 dias (com 1 dia de descanso). A formação intensiva pode ser feita em 5 semanas consecutivas.

Formação Avançada

Conteúdo programático

EDUCAÇÃO CONTINUADA

A ABR tem o compromisso de promover o desenvolvimento acadêmico e o aprofundamento das habilidades terapêuticas de todos os profissionais que certifica em Rolfing® – Integração Estrutural . Após a obtenção do certificado, os praticantes de Rolfing® – Integração Estrutural se comprometem – através de documento assinado – a participar de workshops organizados e/ou aprovados pelo RISI. Todos os anos, oferecemos uma grande variedade de workshops para o aprimoramento contínuo dos rolfistas: desde técnicas especificas de manipulação para lidar com restrições miofasciais, articulares e funcionais e outros temas, sempre dentro do contexto da metodologia do Rolfing® – Integração Estrutural .

Objetivo

Nosso maior interesse é garantir que nossos profissionais ofereçam serviços de qualidade crescente para a comunidade. A educação contínua é uma habilitação para o treinamento avançado e também uma exigência para que o rolfista mantenha sua certificação.

Carga horária

Variada. Assine nossa newsletter para ser avisado sobre os próximos cursos.

Evento sobre Fáscia promovido pela ABR

Rolf Movimento

Padrões de movimento se relacionam a toda experiência motora que temos na vida, desde a gestação até a idade adulta. Todo padrão nasce de uma organização do sistema nervoso e toda organização, por sua vez, se constitui a partir da percepção elaborada pelos nossos órgãos dos sentidos, em especial a visão, a audição e o tato.

Objetivo

O Rolf® Movimento é um processo de reconhecimento de padrão e educação do movimento e atua na estrutura de percepção que organiza os movimentos do corpo na gravidade. Difere do Rolfing® – Integração Estrutural já que este ocorre através do toque. Pode-se dizer que quando o rolfista manipula os tecidos ele está lhe dando um peixe, e quando ele faz a educação do movimento ele está lhe ensinando a pescar, fazendo novas descobertas relativas ao modo como habita seu corpo.

Somente quem passou pela formação de Rolfing®, pode fazer o Rolf® Movimento. A condução do trabalho como um todo é bem mais eficiente se as duas abordagens estiverem presentes na “maleta de ferramentas” do rolfista, que as empregará de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Carga horária

Variada. Assine nossa newsletter para ser avisado sobre os próximos cursos.

Atividade com bambus

Professores

Foto de Pedro Prado

Pedro Prado

Psicólogo clínico, foi professor de Psicologia Somática na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, Doutor em Psicossomática pela PUC-SP, foi um dos introdutores do Rolfing®– Integração Estrutural  e do SE® -Experiência Somática – no Brasil.  Atualmente faz parte do Corpo Docente do Rolf Institute® e do SE – Institute for Trauma®, ambos sediados em Boulder, Colorado. É professor avançado em ambas as instituições. Foi fundador da  Associação Brasileira de Rolfing® e da Associação Brasileira do Trauma. Sua contribuição especial para o campo de Integração Estrutural-Rolfing® se localiza na dimensão psicobiológica do trabalho. Autor de inúmeros artigos e pesquisas. Professor de Rolfing® Avançado e das Unidades 2 e 3
Foto de Lael Katherine Keen

Lael Katherine Keen

Lael Katharine Keen vem de uma família de Rolfistas. Tanto a mãe dela quanto o padrasto dela treinaram com a Ida Rolf e ela cresceu na comunidade Rolfística nos anos 1960 e 1970.
Ela é professora de Rolfing® desde 1995, professora de Movimento desde 1998, e Professora de Rolfing® Avançado desde 2016. Ela é uma sócia fundadora da Associação Brasileira do Rolfing.
Ela também é professora no nível avançado de Experiência Somática (uma abordagem que trata de estresse pós-traumático através do corpo e o sistema nervoso autonomo ) e sócia fundadora da Associação Brasileira do Trauma.
A Lael ensina Ki-Aikidô, uma arte marcial japonesa e tem faixa preta 5o grau. Ela também é Terapeuta Artística Antroposófica e em novembro de 2018 completou a formação como educadora do Método Bates de Visão.
A Lael ama pesquisar junto com o cliente e o aluno, o lugar que estrutura, função, emoção e percepção encontram para criar o corpo e o movimento que são a expressão do nosso ser.

Professora de Rolfing® Avançado e das Unidades 2 e 3.

Foto de Paula Mattoli

Paula Mattoli

É da área da Semiótica e das Artes. Rolfista desde 1995 e professora da ABR desde 2005. Ao longo de seu caminho fez seus estudos de Rolfing® com: Robert Schleip, Lael Keen, Pedro Prado, Monica Caspari, Vivian Jaye, Hubert Godard, Jan Sultan, Jeff Maitland, Tessy Brungardt e Sally Klemm. Estudou Manipulação Visceral com Liz Gaggini, Terapia Cranio Sacral no Milne Institute, Matrixworks (dinâmicas de grupo) com Mukara Meredith, e Experiência Somática® com Peter Levine. Atualmente vem aprofundando seus estudos na dimensão Psicobiológica do Rolfing®, TEPT (transtornos de estresse pôs traumático) e psicologia do desenvolvimento psicomotor através do sistema Bodynamic de Lizbeth Marcher.

Professora de Rolfing® das Unidades 2 e 3

Foto de Alfeu

Alfeu Ruggi

Rolfista Avançado e de Movimento, formado em 1999. Estudou com alguns dos principais professores internacionais de Rolfing®, entre os quais o Dr. Pedro Prado, Monica Caspari, Lael Keen, Hubert Godard, Jan Sultan e Liz Gaggini. Alfeu é professor ativo da escola da Associação Brasileira de Rolfing®, reconhecido pelo Rolf Institute®. Possui formação avançada no método Experiência Somática®, de tratamento de estresse pós-traumático. Há 35 anos é instrutor e praticante de Taichi Chuan, sob orientação do professor Wong, formado na escola Wo.

Professor de Rolfing® das Unidades 1, 2 e 3.

Foto de Lúcia Merlino

Lúcia Merlino

Lúcia Merlino é educadora do movimento há 30 anos e sua carreira é ligada às artes cênicas, dança e educação somática. Coordena grupos de supervisão e ministrou treinamentos e workshops de Rolfing IE e Rolf Movimento em São Paulo, Tóquio e Buenos Aires. É PhD em Artes pela UNICAMP e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Inspirada nos extensos estudos com Hubert Godard, sua pesquisa relaciona a consciência corporal às metáforas, entendendo o imaginário como agente de transformação e incorporação das mudanças propostas pelo Rolfing IE.

Foto de Yeda Boccaleto

Yeda Bocaletto

Rolfista Avançada e de Movimento, formada em 1999. Antropóloga de formação acadêmica. Desde a infância esteve envolvida com atividades corporais e de dança. Por esta afinidade com o movimento e consciência corporal se tornou Rolfista. Estuda técnicas de movimento com Hubert Godard. Tem estudado o método Hakomi, terapia baseada em meditação e observação do corpo. Apaixonada pela prática clínica e por ensinar este método revolucionário que é o Rolfing®. 

Professora de Rolfing® da Unidade 1, 2 e 3.

Foto de Angela Lobo

Angela Lobo

Rolfista Avançada e de Movimento (2004). Foi Aluna de Monica Caspari, José Menegatti, Luiz Fernando Bertolucci, Lael Keen, Hubert Godard, Konrad Obermeier e Pierpaola Volpones. Formada em Educação Física – USP, Fisioterapia UNIP, Yoga e Pilates. Atualmente está fazendo a formação em Osteopatia. Estudou Anatomia Emocional durante 5 anos com Regina Favre e Ginástica Holística com Maria Emília Mendonça durante 7 anos. Trabalha com movimento há mais de 30 anos, integrando estrutura, movimento e expressão no trabalho corporal. Iniciou como professora da ABR em 2011.

Professora de Rolfing® da Unidade 1 e de Anatomia Fascial da Unidade 3.

José Ignácio Garcia Olaso

Rolfista Avançado e Movimento, formou-se em Integração Estrutural em 2000 com Peter Melchior, em Boulder, CO USA.  Apaixonado pelo aspecto de transformação pessoal do Rolfing® e por uma visão integral do ser humano, formou-se como psicólogo na Universidade da República (Udelar). Estudou Medicina Tradicional Chinesa e ensina Zen Shiatsu. Ele foi treinado em Ohashiatsu® em Diagnóstico Oriental e em Psicologia Meridiana. Terapeuta Crânio sacral no Upledger Institute.  Formado em Experiência Somática®, atualmente é Supervisor Individual. Foi um dos introdutores e é coordenador da SE® no Uruguai desde 2011. Praticante de Za-zen desde 1998 e Aikido desde 2012.
Professor de Rolfing® U2 e U3.