“A qualidade de organização interna do corpo está relacionada a estados de humor como empoderamento e depressão”.
As imagens acima apresentam duas situações de humor: a primeira de empoderamento que mostra determinação, foco, realização e poder. A segunda de fracasso, desistência e insatisfação.
Como ativar o empoderamento? Isso acontece quando seu corpo entra numa ativação integrada, em tensegridade. Embora essa postura de empoderamento pareça uma posição estática, é a expressão de um estado interno de maior integração dinâmica, plena e absoluta. Isso ocorre porque somos um corpo envolvido e estruturado por uma rede conectiva de tecido conjuntivo ou fáscia.
Segundo Amy Cuddy, ao permanecermos um minuto neste estado de tensegridade cuja expressão se assemelha a imagem de empoderamento, temos um aumento de testosterona e uma diminuição de cortisol. Lembrando que no estado de stress excessivo há um aumento de cortisol, vivenciado por fadiga, mal humor e depressão ( figura 2).
O Rolfing® – Integração Estrutural, trabalha na busca da tensegridade, possibilitando o cliente encontrar e reconhecer esse estado de empoderamento.
Quer saber mais? Encontre um Rolfista perto de você, clique aqui!