Podemos descrever um corpo com base em sua anatomia e fisiologia, por exemplo, mas essas são leituras observadas do “lado de fora”. 🧐
O corpo percebido em primeira pessoa, ou seja, a forma como alguém se sente dentro de seu próprio corpo é o que chamamos de Soma e consiste na experiência subjetiva da corporeidade de cada um.
Quem definiu o termo “somático” foi o filósofo Thomas Hanna, para descrever como o corpo humano é experienciado a partir do ponto de vista dos sentidos proprioceptivos, a maneira como é percebido em primeira pessoa, de “dentro para fora”.
Sendo assim, é impossível alguém vivenciar o mesmo contexto somático que você, e vice-versa. Curioso, né? 🤔
A Educação Somática busca aprimorar essa experiência tão única e particular da corporeidade utilizando elementos como, o movimento, o toque e a consciência corporal.
Essa abordagem educacional do corpo traz diversos benefícios que auxiliam no equilíbrio emocional, alívio de sintomas de problemas crônicos, melhoria na performance atlética, entre outras vantagens.
O Rolfing® Integração Estrutural é um dos métodos que está inserido nesse campo somático. O Rolfing® IE promove alterações estruturais e funcionais do sistema músculo-esquelético, além de mudanças na percepção e nas sensações processadas pelo corpo, ensinando o cliente a mudar de forma significativa seu relacionamento consigo mesmo, com os demais e com o ambiente em que está inserido.
Descubra uma nova forma de enxergar o mundo e a si mesmo, agende uma sessão com um de nossos rolfistas.
Fonte: “A Trama de Memória Inscrita no Corpo”
MERLINO, Maria Lúcia (bolsista Fapesp)
QUILICI, Cassiano Sydow (co-autor)