O Núcleo de Atendimento, Pesquisa e Educação em Rolfing® – Integração Estrutural (Naper) existe desde 1998 e tem como objetivos desenvolver pesquisas, educação de movimento e atendimentos a clientes. Também disponibiliza preços mais acessíveis para clientes que necessitam passar pelo processo, mas têm dificuldade em investir no tratamento. O Naper também socializa e educa seus integrantes pela troca de informação entre membros, que vêm de professores diferentes em sua formação, pelas supervisões e por projetos específicos – convite de pessoas de fora do Rolfing® para enriquecer o trabalho, etc.
Assim, seus membros, enquanto um grupo, vem estudando, pesquisando, continuamente e refletindo sobre a natureza do trabalho em Rolfing®, seu alcance, como melhorá-lo. E isto acontecendo num contexto coletivo, fica mais rico além de, permitir o desenvolvimento de projetos mais específicos de pesquisas, estudos de casos entre outros projetos, que motivam os rolfistas a sair de seus consultórios para compartilhar experiências e informações, alavancando Rolfing® como Ciência.
Quem deseja ser atendido pelos rolfistas do Naper pode agendar sua sessão ou marcar entrevista de triagem com a assistente social. Segundo Rosângela Maria Baía, Coordenadora de Pesquisa, o cliente deve estar ciente de que o atendimento é coletivo, a equipe atua em conjunto no diagnóstico e preparação da estratégia de trabalho, e todos os clientes fazem parte da pesquisa, os que passaram por triagem ou não. São atendidas três pessoas, dividindo um mesmo espaço, cada uma com um rolfista da equipe.
Atualmente, a equipe tem supervisão de Pedro Prado e Paula Mattoli e é integrada por Alda Regina Batista Molina, Ana Gilioli, Andreza Spadão, Antonia Rosa Zamboni, Beatriz Vasconcellos (coordenadora), Beatriz Whitaker, Lucila Brandão, Toi Bressane, Patrícia Amaral, Rosângela Maria Baía e Tânia Maria Forlani.
Os dados desses atendimentos são transformados em pesquisas. O ano de 2017 traz um marco importante para o Naper, a implantação de um banco de dados online que incluirá todos os questionários utilizados pelos rolfistas nas entrevistas com aos clientes. Essa ação organizará rapidamente diversos dados e permitirá o cruzamento de palavras para interpretar e tabular as questões qualitativas, que são aquelas que os clientes escrevem o que acham, o que sentem, o que concluíram do seu processo, etc. E abre o projeto para pessoas que trabalham em localidades diferentes, nacional e internacionalmente.
De acordo com Rosângela, os questionários do Naper são referência internacional. Foram traduzidos e reconhecidos internacionalmente e muitos pesquisadores têm se inspirado neles, já que são os primeiros e únicos questionários dentro da Rolfing® IE. Já foram usados em vários trabalhos acadêmicos, como na tese de doutorado do PhD Pedro Prado, defendida em 2006, sob o título Estudo Exploratório da Dimensão Psicobiológica do Método Rolfing® de Integração Estrutural: criação, desenvolvimento e avaliação de questionários, para o setor de Psicologia Clínica, PUC, SP.
Até 2012 foram computados 1.203 clientes atendidos e quantificados estatisticamente pelo Naper. Vão integrar o banco de dados, de 2013 a 2016, aproximadamente mais de 300 clientes, que serão somados aos dados dos atendimentos de 2017.
Serviço Naper
Horário: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
Local: sede da ABR – Rua Coronel Artur de Godoi 83, Vila Mariana, Estação Metrô Ana Rosa.
naper@rolfing.com.br
Quer saber mais? naper@rolfing.com.br
Curta a página do Naper no Facebook, clique aqui!
Leia mais!