O home office se tornou rotina para muitos, e passamos a usar laptops, tablets e smartphones mais do que costumávamos. Esses equipamentos podem ser utilizados em qualquer lugar e essa facilidade no uso nos estimula a sobrecarregarmos algumas partes do corpo.
Com o passar do tempo, a região lombar da coluna, o pescoço, ombros, mãos, assim como todas as estruturas do corpo, ficam desorganizados. Há também o encurtamento de alguns músculos e sobrecarga de esforço nas articulações, o que pode levar à lesões nas articulações e até mesmo gerar patologias posturais.
Como combater essas dores?
Um dos caminhos, para o alívio dessas dores e desconfortos da vida moderna, assim como aprender a prevenir tais patologias, é o Rolfing® Integração Estrutural.
O Rolfing é um método de reorganização corporal, cujo objetivo é justamente organizar e ensinar seus clientes a melhorar a postura e aliviar dores relacionadas ao sistema muscular e articular. O método atua por meio do toque na fáscia, educação de movimento e posturas adequadas ajudando a despertar a percepção do corpo, organizando todos nossos tecidos.
Fáscia é a estrutura em rede que permeia todos os ossos, músculos, nervos e órgãos, como se fosse uma grande teia dando unidade à estrutura corporal. Suas principais funções são dar forma, sustentar, proteger, comunicar e promover o deslizamento ou conexão entre as várias partes do corpo.
Maus hábitos posturais, movimentos rotineiros ineficazes e até mesmo estresse físico ou emocional causam tensões na fáscia. Muitas vezes não nos damos conta dessas tensões. Outras vezes, ao percebermos incômodos e dores, tentamos organizar o corpo corrigindo a postura, sem necessariamente lidar com a causa do desconforto.
É neste momento em que o Rolfing® pode ajudar, liberando a fáscia para que o corpo se movimente de maneira mais natural, eficiente, livre e consciente.
Fontes: profª de Rolfing Yeda Bocaletto e Redação ABR.